"Dez Bons Conselhos de Meu Pai", de Gustavo Cerbasi

quarta-feira, 28 de setembro de 2016


Gustavo Cerbasi é um autor brasileiro com 14 livros já publicados, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador. Já tive a oportunidade de ler alguns dos livros dele e acho o cara um expert quando se trata de educação financeira. O que mais gosto nos livros dele, e um fato que ele até cita nesta obra aqui, é que ele trata sobre este assunto de um jeito simples e prático, onde qualquer um consegue compreender o que ele diz, e isso se diferencia de alguns outros livros que já li sobre o assunto, onde os autores preferem usar termos técnicos e difíceis, e que se você não souber muito sobre o assunto nem consegue compreender a obra.

Neste livro do Gustavo, achei genial a forma com que ele transmitiu seus ensinamentos. Através de histórias de vários momentos de sua vida, ele demonstra seus conselhos e ensinamentos. Além de conhecermos sobre a vida dele (sobre sua família, como foi sua educação e sua trajetória de vida), através dessas histórias ele nos mostra como e quais foram as pessoas que influenciaram e que ajudaram ele a moldaram seu caráter e influenciar em sua forma de ser e agir.

Apesar de usar o termo "pai" em sua obra, nem todos esses conselhos ele recebeu de seu pai biológico. Ele também denomina de pai outras pessoas que foram importantes em sua vida, que são eles seu tio Girdão, seu avô materno e o seu técnico de natação. Em cada um desses dez capítulos iremos conhecer mais da vida do Gustavo e mais sobre essas pessoas grandes pessoas.

Eu achei que a forma com que ele nos apresenta cada um de seus conselhos genial. Hoje, Gustavo tem uma vida ótima, financeiramente falando, e ao ler sobre ele descobrimos que não foi nada fácil chegar onde ele chegou. Apesar de ter o apoio constante vindo de seus familiares, várias das dificuldades que ele passou é comum vermos outras pessoas também passar a achar que aquilo é o fim do mundo. Nessas horas devemos sempre acreditar em nós mesmos e não desistir dos nossos sonhos.

Claro, os conselhos dele são aquelas coisas básicas que todos sabemos que precisamos ter (força de vontade, estudo...) mas a forma com que o autor apresenta é magnifica. Acho este um ótimo livro para quem quer começar a ler obras relacionadas a finanças pessoais. Eu aposto que você vai gostar e querer conhecer mais sobre ele.

Minha classificação para esse livro é de ♥ 5/6-  "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Dez Bons Conselhos de Meu Pai. Cerbasi, Gustavo. Editora Fontanar. 2013, 160 páginas.



Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela