"Eleanor & Park", de Rainbow Rowell.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017


Minha meta para 2017 é desempacar alguns livros que tentei ler antes e não consegui. Dentre vários estava este aqui. Comprei ele logo que foi lançado, e os comentários eram tantos e tão bons que fui com muita sede ao pote. Acabei abandonando logo nas primeiras páginas, e então decidi que este seria o primeiro de 2017!

Eleanor tem uma vida bem conturbada. Ela retorna para a casa da mãe e do padrastro após ter ficado um periodo longe e logo percebe que nada por ali mudou. Ela precisa continuar enfrentando a agressividade do padrasto, a pobreza da família e a submissão da mãe perante tudo isso.

Com seu cabelo ruivo esfoaçante e suas roupas estranhas, ela não passa despercebida e desde o primeiro dia na nova escola chama a atenção dos valentões do colégio que insistem em insulta-la e abusar dela moralmente. Não é diferente quando Park a vê pela primeira vez.

Meio coreano e meio americano, Park estuda no mesmo colégio que ela, e por frequentarem o mesmo onibus escolar, acabam sentando juntos no caminho até lá. Não que fosse o que ele queria, mas ao lado dele foi o unico lugar que sobrou para ela sentar. Park prefere ficar na dele, sem se misturar muito com os outros colegas, mas seus pensamentos, de inicio, não são nada diferentes dos daqueles que insultam a garota.

Apesar de todas as diferenças entre os dois, aos poucos irão se conhecendo melhor e lutarão juntos contra o preconceito dos colegas. Aos poucos descobre, que precisam um do outro mais do que imaginam e que juntos enfrentarão muito mais do que pensam ser capazes.

Tendo como pano de fundo a década de 80 e uma narrativa intercalada entre os dois personagens principais, Eleanor e Park encanta e faz o leitor ficar com o coração apertado.

Extremamente cativante, a autora nos faz sentir todos os sentimentos dos personagens. É quase paupável. Cada acontecimento acaba se tornando uma lição de vida, e isso é que faz da obra tão especial. Não espere daqui um romance fofo, porque a trama é tão cruel e real que chega a doer.

Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Eleanor & Park. Rainbow, Rowell. Editora Novo Século, 2014, 328 p.




Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela