"Os 13 Porquês", De Jay Asher

sábado, 15 de abril de 2017


Este é um livro que eu estava meeega ansiosa para ler. Tinha ele na minha lista de desejados há uns 5 anos pelos menos. Nunca comprei ele porque o preço nunca abaixava, mas quando quando descobri que a nexflix ia lançar a série eu precisei correr para ler. Me espantei com o tamanho dele quando ele chegou. Imaginava que ele seria bem maior. Mas enfim né, o que vale é a qualidade, e não a quantidade...

E que qualidade! Não só a escrita do autor como o cuidado que a editora teve na edição dele. Jay Asher escreve misturando o ponto de vista dos dois personagens principais, e achei isso genial, pois deu a trama uma veracidade maior e mais emocionante.

Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play►.
Um dos personagens principais é Clay Jensen. Ao voltar para a casa da escola Clay encontra um pacote em sua porta. Ao abrir ele descobre várias fitas cassetes dentro. Dando play na Fita 1 Lado A a voz de Hannah Baker é ouvida. Hannah era uma colega de classe e sua antiga paixonite. Era, até que ela se suicidou há alguns dias.

Hannah usa aquelas fitas para explicar as treze razões que levaram ela a tomar aquela decisão. Aparentemente Clay é um desses treze motivos, até porque ele recebeu essas fitas e deve aparecer ali nelas em algum momento. Mas o que foi que ele fez? Ele vai precisar ouvir todas as fitas até o final para descobrir o que foi que fez para contribuir para que Hannah resolvesse tirar a própria vida.

Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.

A narrativa do autor é dividida quase que inteiramente entre as fitas, onde Hannah narra seus motivos, e de fora, os pensamentos e alguns diálogos de Clay, tentando entender tudo o que está acontecendo. Hannah deixou tudo muito bem preparado, entregando-lhes também um mapa. A cada acontecimento que ela narra, um local no mapa é especificado, para caso eles queiram ir até aqueles locais para ter uma visão melhor do acontecimento. E Clay, com sua bicicleta e uma mochila nas costas, vaga pela cidade.

Clay e Hannah me fez perceber como somos frágeis. Como qualquer atitude nossa, por mais simples que possa nos parecer, muitas vezes afeta de forma estrondosa a vida dos outros.

A verdade é que a garota sofre bastante. No começo me pareceu meio exagerado tomar tal decisão após os primeiros acontecimentos que ela narra. Entretanto, juntando todos estes acontecimentos e vendo tudo como um conjunto, percebo como por vezes são essas pequenas coisas que, acumuladas, nos fazem explodir.

Com pontos fortes como o bullying, assédio entre outros são retratados de forma muito real. É um história incrível e triste que me fez mergulhar e não querer largar. Vontade de segurar a mão de Hannah e não soltar mais.

Minha classificação para este livro é de ♥ 6/6-  "Obra-Prima".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores. 

Os 13 Porquês. Asher, Jay. Editora Ática. 2009. 256.




Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela