"Azul da Cor do Mar", de Marina Carvalho

quinta-feira, 14 de setembro de 2017


Sabe quando você termina um livro e tem vontade de abraça-lo, de tão fofinho que ele é? Que dá aquela vontade de voltar desde o começo e ler tudo de novo? Foi assim que eu terminei o livro da Marina, com uma imensa vontade de gritar um grande "oooooowwwwwnnnnn".

Com onze anos de idade, durante as férias na casa da avó Rafaela viu um garoto. Ele ia em direção ao mar carregando uma mochila xadrez e um papel nas mãos. Largou o papel na água e foi embora sem olhar para trás. Este garoto nunca saiu da cabeça de Rafa, e mesmo ela sabendo que nunca mais reencontraria ele novamente, sua paixão por aquele garoto da mochila xadrez nunca lhe permitiu se envolver com outros caras.

No último ano da faculdade de jornalismo, com vinte e um anos, Rafa consegue o estágio dos seus sonhos: no jornal mais famoso de Minas Ferais, o Folha de Minas. Todos ao seu redor adoram a sua companhia e acreditam no seu potencial, mas o cara  a quem ela é colocada para seguir e para lhe dar suporte, o Bernardo, pode até ser um tremendo gato e o melhor repórter investigativo, mas também é um completo sem noção.

Nos primeiros dias de estágio ele é arrogante e menospreza muito a Rafa. Trata mal ela, não tendo muito a intensão de ajuda-la. Ela detesta ele mas sabe que precisa aturá-lo, só que tudo muda quando Rafa vê sua amiga Gisele dando uns amasso nele em uma festa. Ela nunca sentiu nada por nenhum homem desde o garoto da mochila xadrez. Ele não saia da sua cabeça. E agora vai ser difícil Rafa admitir que Bernardo está tomando este lugar.

A trama é um pouquinho clichê, não vou negar, e confesso também que para o desenrolar da trama eu já imaginava o que iria acontecer. Mas os personagens são ótimos e muito bem construídos. Rafaela é uma das melhores protagonistas que já li e conheci. Ela é completamente estabanada e desastrada, e é impossível não se simpatizar com ela. A escrita da autora é super leve e fluida e como todos os outros que já li dela, este também ganhou meu coração.

Acompanhar a jornada de Rafa neste seu novo emprego, tendo que crescer pessoalmente e profissionalmente, foi supre divertido. A autora nos dá uma pequena visão de como é dentro de uma editora, e achei isso sensacional. É um ótimo romance e um nacional que merece respeito!


Minha classificação para esse livro é de  5/6- "Excelente".
Veja a cotação do livro no SKOOB e a opinião de outros leitores.

Azul da Cor do Mar. Carvalho, Marina. Editora Novas Páginas. 2014, 334 p.



Nenhum comentário:

{Lendo} Dominique

No Facebook:

{Lendo} Daniela